domingo, 27 de março de 2016

PÁSCOA FELIZ

Todos dormem mais um pouco apesar de já ser dia.
É domingo de Páscoa, Dia Mundial do Teatro.
O dia ficou mais curto uma hora e reflicto na chuva miudinha de ontem, para mim típica da Páscoa portuguesa, que deu a vez ao céu azul só para contrariar!

https://www.estc.ipl.pt/mensagem-do-dia-mundial-do-teatro-2016/

terça-feira, 22 de março de 2016

BRANCO E NEGRO _ BRUXELAS

Passado o dia do pai, o início precoce da Primavera neste ano bissexto, o dia mundial da poesia com uma chuva de granizo que transformou zonas de Lisboa como o Campo Pequeno ou Entrecampos num cenário idílico e branco, vem o dia mundial da água afundado em mais um momento negro da nossa história enquanto europeus, enquanto seres humanos.
Já chega de marcar más datas no calendário.

segunda-feira, 14 de março de 2016

HOJE FOI UM DIA IMPORTANTE

Por Lisboa as manhãs e noites ainda são frias na rua, e os dias fazem-nos corar um pouco pelo sol que apanhamos.

Hoje dia 14 de Março, mês de muitos e bons aniversariantes, foi o primeiro de uma série de 2 dias de Jornadas de Teatro no Teatro Nacional Dona Maria II vulgo TNDMII, promovidas pelo seu director Tiago Rodrigues.

http://www.teatro-dmaria.pt/pt/calendario/jornadas-de-teatro/

Já no ano passado houve um momento de reflexão conjunta e pública, sendo que este ano estas jornadas assumem um carácter mais distendido no tempo e de uma força de vontades mais ampla. Correm-se sempre riscos neste tipo de iniciativas, mas o que é facto é que houve toda uma plateia de gente disposta a estar presente, a ouvir, e a fazer-se ouvir. Amanhã dia 15 lá estarei.

Este parar para pensar, entre pares, serve no mínimo para identificar problemas, para partilhar preocupações e experiências, para que cada um prespective a sua situação e espero muito sinceramente que para lançar sementes que frutifiquem.

Cada cabeça sua sentença sempre ouvi dizer duas cabeças pensam melhor que uma, e nestes ditos populares fica todo um mar de pensamentos.
Falou-se entre tantos outros temas na necessidade de criar necessidade de cultura nas pessoas, numa espécie de apatia generalizada que se sente perante tanto desenvestimento a que nos vemos sujeitos. O desafio maior é saber como fazer essa diferença.

E depois ao final do dia em que fico a pensar _ "o que é que tu vais fazer em relação a isso?", enquanto faço o jantar, de rádio ligado, ouço que morreunosso actor Nicolau Breyner aos 75 anos de idade vítima de ataque cardíaco!
Passa tudo muito depressa.
Demasiado.
Este ano então tem sido bem propício!
Ainda tive a oportunidade de com ele aprender um pouco, mas há muitos outros com quem adoraria me cruzar e sei que não será possível (pelas mais diversas razões).
E é pelo carinho, admiração e respeito que ficamos na memória dos outros.


2013 - Workshop de Interpretação e Comportamento Diante das Câmaras (Act)