sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O ÚLTIMO NATAL1 _ LAST CHRISTMAS1

Este NATAL de 2015 teve algumas novidades à parte o facto de o mesmo constar das 3 paragens obrigatórias.
Mas desta vez começámos a nossa tour mais cedo, mais a Norte, pelas Beiras.
Foi uma bela e longa viagem onde o clima atipicamente ameno para a época, permitiu-nos ver os últimos bandos a rumar para paragens mais quentes.
Também consegui apanhar estes fantásticos sinais de trânsito onde se periga pela possível passagem de veados, só comparável a nível nacional à passagem de vacas nos Açores.


Depois, foi comprar o fermento e o molotof gigante, chegar, preparar as camas e a mesa para tanta gente. No outro dia amassar o pão, deixar crescer, aquecer o forno para cozer o pão, o bolo de chouriço e a tigelada, e depois ir às árvores buscar as laranjas, os limões, o resto dos quivis e dos dióspiros que tornam o diospireiro numa árvore natalícia por excelência.


Brincadeiras, comida, passeios, e o mais importante passar o tempo em família.


Aqui podem ver também a fotografia do Benfica; todas as terras por Portugal fora têm um. Não sei quem é o seu dono mas ele é muito simpático, e tem um belo nariz cor-de-rosa.


Na consoada as filhoses com uma sucessão interminável de contratempos, assim que se conseguia que caíssem das mãos para a frigideira tomavam todas as formas possíveis e imagináveis, e apesar de mutantes ficaram saborosas.
A caminho da meia-noite, pelas serras, basta-nos olhar pela janela em direcção ao céu para se encontrar a Estrela do Natal que vela por cada Menino Jesus em cada um dos Presépios.

Já pela manhã do dia 25 foi arrumar e retomar o lugar mágico das 4 rodas, cheio de flores, da fruta que não se conseguiu comer e dos presentes, rumo à próxima paragem mais a Centro.
Almoço, canções de Natal e mais brincadeira para de novo nos fazermos à estrada, agora em direcção ao 3º destino.


Para lá do rio, já de noite, o frio do Natal sentia-se quente no presépio, na alegria, e nos tons que vestem as pessoas e a mesa.




Noite longa regressámos a casa, para finalmente dormir!


*


This Last Christmas we started our three spots tour family from up the north and then driving down until we reached the center.
Those days had a lot of food on the table, good weather for what's the usual in December, family quality time as well as agitation. 
In the end it meant a lot of travelling and that feeling that we would like some Christmas holidays from Christmas Holidays! You might know what I'm saying. 
But I must say, I do like it!


Sem comentários:

Enviar um comentário