quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SARA ANTUNES FOI VISTA NO CASA FERNANDO PESSOA

Nesta 3a feira apanhei o Eléctrico 28 no Largo de Camões rumo a Campo de Ourique, mais precisamente à CASA FERNANDO PESSOA, a propósito do Ciclo de Conferências PRÁTICAS E TEORIAS DOS LIVROS DE ARTISTA que decorreu dias 26 e 27 de Fevereiro.
Organizado pelo Professor Armando Caseirão, teve um painel muito abrangente e diferenciado de interessantes comunicações (ao que me foi dito). Eu fui a convite de uma das artistas em particular, a arquitecta SARA ANTUNES que nos falou acerca de DESENHAR O ESPAÇO.





Actualmente a desenvolver o seu trabalho de Doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa na área do Desenho, a Sara presenteou-nos com alguns dos seus livros que disse, não serem livros de autor, por terem partido da necessidade de desenhar o espaço, por isso são para ela como cadernos desenhados.




Após a apresentação de "Diálogos Nocturnos" "8 Espaços" "Espaço Escondido" e "O Visionário do Espaço", os outros artistas e demais presentes tiveram ainda a oportunidade de ver e mexer nos seus livros. 


Em cima, à esquerda, pode ver-se igualmente a pintora Graça Antunes, mãe e colega de trabalho de atelier da Sara. 



Escondidos noutros espaços e tempos, estavam uma amante de livros de autor e de livros para infância, cientista reformada, pessoa cativante e cativada; uma outra doutoranda pela via da Filosofia e agora do universo Pessoano, antiga colega minha do curso de formação de Teatro do IPJ em Santarém e projecto Indians, que não via seguramente há mais de 20 anos; uma das duas Teresas!
Escondida eu.
Escondidos desenhos por nascer, presentes vontades, inquietações, interesses e desinteresses, e paixões daquelas que nos podem fazer chorar ou tremer perante uma obra de arte segundo alguns, ou simplesmente a vontade de falar (de tantos outros).






Sem comentários:

Enviar um comentário